domingo, 16 de dezembro de 2012
São Paulo e Piraju
São Paulo é o maior Estado do Brasil e o mais relevante centro cultural. Está associado na percepção pública ao poder econômico contemporâneo, mas também às campanhas para colonizar o interior do Brasil ("Bandeiras") e à declaração de independência. A sua história, porém, recua até tempos pré-históricos, sendo o vale da Parapanema um exemplo disso.
Em São Paulo existe o mais importante museu arqueológico do Brasil, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, que também conduz um projecto em Piraju e nos municípios vizinhos: o Centro Regional de Educação Ambiental. Este centro foi criado em 1972, originalmente dedicado à arqueologia regional (São Paulo e Paraná), mas agindo também na relação entre arqueologia, patrimônio, ambiente e desenvolvimento (um foco essencial desta candidatura).
Piraju é listado como uma das principais atrações turísticas, e a arqueologia tem sido incorporada neste conjunto. As intervenções em Piraju estão fortemente relacionadas com a Geografia e o Meio Ambiente, trazendo assim uma dimensão especial para o projeto global, que é particularmente sensível para a população em geral. Além disso, as noções de patrimônio material e imaterial são inseridas na estratégia deste Museu e do principal parceiro do projecto.
Finalmente, as mais recentes intervenções em Piraju já tiveram um grande foco no turismo, uma outra dimensão importante do projeto como um todo. Um campo específico de atividades do projeto ligando Piraju e Palhoça já foi aprovado pela autoridade nacional de património (IPHAN).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário