domingo, 16 de dezembro de 2012

O Projeto Abolição 2009 e o impacto social na cidade de São José

* Marcos Canetta

O Projeto Abolição é a maior e mais importante atividade cultural, de cunho Afro-Brasileiro, no Estado de Santa Catarina. O mesmo busca discutir as questões de discriminação, racismo e preconceito, através da arte em sua totalidade, ou seja, utilizando elementos seculares da cultura negra, entre as quais, a Umbanda, Candomblé, Maculelê, Capoeira, Samba, Puxada de Rede, Poesia e Dança, desenvolvidas no período da escravidão e no pós-abolição.

No ano em curso, na data de 13 de maio, dia da Abolição da Escravidão no Brasil, o Teatro da Arena Multiuso de São José, recebeu um público de mais de 800 pessoas que assistiram o espetáculo, em apresentação única. Foram momentos de fortes emoções, onde centenas de pessoas choravam com o desenvolvimento da peça teatral-musical. O Espetáculo traduz em sua essência uma magia forte, pois, lida com os orixás que abriram e encerraram os trabalhos.

O Projeto Abolição é uma atividade desenvolvida nos últimos 15 anos pela instituição, denominada Bloco Liberdade, que atua, também, no campo político e na defesa da comunidade negra, através do movimento negro organizado. O grande sonho do grupo de artistas, direção e coordenação do Projeto Abolição, é desenvolver este trabalho na Europa, iniciando por Portugal, país co-irmão do Brasil. Creio que as fotos e o DVD que foram produzidas, a partir do projeto, poderá dar uma maior dimensão do que representa o Projeto Abolição, e qual sua força espriritual, interpretativa, plástica e musical. Tenho plena convicção que este projeto será um grande sucesso na Europa, porque todos os membros da peça são amadores e fazem parte de várias instituições sociais e religiosas. Talvez seja esta a maior força do projeto, ou seja, baseia-se no amor a arte e a religião e consegue de maneira simples e inteligente, contagiar o público e realizar uma profunda e séria reflexão sobre o racismo. Por fim, este projeto nos liberta para novas sensações e constrói uma qrande interrogação no seio da sociedade, partindo do pressuposto que não há cultura superior ou inferior, até porque a cultura é uma construção histórica e empírica que busca dar respostas aos eventos humanos e naturais, concomitantemente, transformando o mesmo em ações repetidas que formam pessoas e povos, a terem crenças e cosmovisões, a partir dos mesmos pressupostos que os formaram. Por isso que no Sul do Brasil se come abacate com açúcar e em algumas regiões do Nordeste, se come com sal.


* Professor, Historiador/Mestre em Educação e Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © Free Blogger Templates Autumn Leaves by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP